Vai ser inaugurada na quinta-feira, 10 de maio, com uma exposição de Amílcar de Castro.
![](https://static.wixstatic.com/media/961752_d9388c7f3b7e478bbfaa4ca7d9353680~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_502,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/961752_d9388c7f3b7e478bbfaa4ca7d9353680~mv2.jpg)
Chama-se Primner, fica em Alfama e será a nova galeria de arte de Lisboa a partir de quinta-feira, 10 de maio, quando é inaugurada.
O grande foco é a arte brasileira dos anos 60 e 70 — o movimento do concretismo e neoconcretismo.
Estas correntes artísticas têm como ponto de origem o Manifesto Neoconcreto publicado em 1959 no “Jornal do Brasil”, escrito pelo poeta Ferreira de Gullar. As pinturas eram vistas como sendo menos rígidas e racionais, os traços passaram a ser mais livres e a relação entre obra e consumidor tornou-se mais dinâmica.
Alguns dos principais artistas deste movimento são Willys de Castro, Franz Weissmann e Amílcar de Castro. É deste último artista, que morreu em 2002, a primeira exposição da Primner, que tem várias esculturas em ferro.
“Este movimento é pouco conhecido na Europa, mas é importante na América latina e nos Estados Unidos”, explica à NiT a coordenadora da nova galeria, Isabel Costa. “Houve recentemente uma exposição no Pavilhão Preto e no Pavilhão Branco no Museu da Cidade, uma no CCB sobre o modernismo brasileiro, temos sentido esse despertar para este movimento.”
Além destes artistas, daquele período, a ideia é apresentar trabalhos — há novas exposições a cada dois ou três meses — que tenham sido influenciados por este movimento. “Aquela arte contemporânea de hoje em dia, com performance, experimental, em que é difícil separar a arte da vida. Vamos ter trabalhos da Susana Anágua, num diálogo com as peças do Amílcar de Castro, e do André Banha.”
A Primner é de um casal brasileiro, Rodolfo e Andrea Guerra — ele é médico e ela gestora financeira — que estão a viver em Portugal e pretendem abrir vários tipos de negócios.
A galeria fica mesmo atrás da Casa dos Bicos — Fundação José Saramago e tem uma sala de 115 metros quadrados. Antigamente, era um prédio residencial, que foi todo recuperado.
Pode visitar a Primner de terça-feira a sábado, entre o meio-dia e as 20 horas.
Localização, contactos e horários morada
Pátio Afonso de Albuquerque, 1, Lisboa 1100-010 Lisboa - Portugal Lisboa, Alfama
+info em Primner
~~~~~~~~~~
Comments