GEOGRAFIA
Portugal está situado no extremo sudoeste da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico. No continente europeu, o território português ocupa uma área de 88.889 km2 (com 218 km de largura, 561 km de comprimento, 832 km de costa atlântica e 1.215 km de fronteira terrestre com Espanha).
Situado no Oceano Atlântico, entre o continente europeu e o norte-americano, o arquipélago dos Açores tem uma área de 2.355 km2 e é constituído por nove Ilhas - São Miguel e Santa Maria no Grupo Oriental, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial no Grupo Central, e Flores e Corvo no Grupo Ocidental.
As ligações com Portugal continental são asseguradas por via aérea, em cerca de 2 horas de voo.
O Arquipélago da Madeira com uma área de 741 km2, está situado no Oceano Atlântico a cerca de 500 kms da costa africana e 1000 kms do continente europeu (1h30 de voo para Lisboa).
É constituído pelas Ilhas da Madeira e de Porto Santo, e pelas ilhas inabitadas das Desertas e Selvagens (que são Áreas de Reserva Natural). 22 ºC (verão).
Imagens e Vídeos: Visit Portugal | Arquivos retirados da Internet
MAPA E DIVISÕES DE PORTUGAL
O mapa de Portugal hoje é divido em Portugal Continental, Região Autónoma da Madeira e Região Autônoma dos Açores (arquipélagos que fazem parte do território português).
O país europeu só faz fronteira com a Espanha, tem um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 275 bilhões e uma IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado muito elevado.
Terceiro país mais pacífico do mundo em 2017
Interessante colocar que Portugal foi considerado o terceiro país mais pacífico do mundo em 2017 de acordo com o Índice Global de Paz (IGP), documento publicado pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), ficando atrás somente da Islândia e da Nova Zelândia.
O mapa de Portugal está divido em 9 regiões, 18 distritos e 159 aglomerados urbanos que ocupam a categoria de cidade. Veja abaixo as regiões e distritos do país.
Regiões (do Norte para o Sul mais as ilhas):
-
Entre Douro e Minho;
-
Trás-os-Montes;
-
Beita Litoral;
-
Beira Interior;
-
Ribatejo e Oeste;
-
Alentejo;
-
Algarve;
-
Açores;
-
Madeira.
Os distritos portugueses são os seguintes (em ordem alfabética):
-
Distrito de Aveiro;
-
Distrito de Beja;
-
Distrito de Braga;
-
Distrito de Bragança;
-
Distrito de Castelo Branco;
-
Distrito de Coimbra;
-
Distrito de Évora;
-
Distrito de Faro;
-
Distrito da Guarda;
-
Distrito de Leiria;
-
Distrito de Lisboa;
-
Distrito de Portalegre;
-
Distrito do Porto;
-
Distrito de Santarém;
-
Distrito de Setúbal;
-
Distrito de Viana do Castelo;
-
Distrito de Vila Real;
-
Distrito de Viseu.
Como são as divisões de Portugal?
Portugal está dividido em 18 Distritos, 308 Concelhos e 3092 Freguesias, além das Ilhas.
Distritos
Distrito é um conjunto de concelhos.
Concelhos
Concelho é um conjunto de freguesias (às vezes são chamados de municípios).
Freguesias
A freguesia é o equivalente a um bairro. Em Portugal, as grandes freguesias possuem uma Junta de Freguesia, que tem um presidente, que faz a gestão de todos os assuntos da freguesia e tem um papel de proximidade com a população.
Para que tanta divisão?
Com essas divisões, torna-se mais fácil fazer a gestão do país, pois cada uma faz o seu papel, e no final todos contribuem (ou deveriam contribuir) para uma gestão eficaz do país.
Resumindo:
-
As Juntas de Freguesia cuidam dos problemas locais, como limpeza e manutenção, cuidam das atividades sociais e etc.
-
Os Concelhos fazem a gestão das cidades (das quais são responsáveis), aprovando obras, aprovando investimentos, cobrando impostos, etc.
-
Os Distritos possuem um papel de gestão maior, sendo responsável pela gestão da saúde e educação, grandes investimentos, mudanças de processos, ou seja, todas as decisões maiores.
Mais nomenclaturas utilizadas nas divisões de Portugal
Cidades, vilas, e aldeias
Para fazer essa separação de nomenclatura, é levado em conta a densidade populacional.
Aldeias
As aldeias normalmente são menores e localizadas nas zonas rurais, e não possuem um comércio completo.
São ótimos locais para visitar, pois normalmente preservam a cultura própria da região, e as pessoas que moram lá são muito receptivas.
Vilas
As vilas são maiores que as aldeias, possuem comércio, mas não são capazes de se manterem sozinhas. Também são bons pontos turísticos.
Cidades
As cidades são grandes aglomerados de pessoas com estruturas urbanas, comércios, recursos e etc.
Ilhas
As ilhas Açores e Madeira são regiões autónomas. Internamente, tem as mesmas divisões administrativas que as praticadas no Portugal continental.