top of page

GASTRONOMIA

Portugal é um país com uma cozinha tradicional, rica e variada, onde há incontáveis formas de cozinhar bacalhau, diversas sopas e cozidos, vinhos conhecidos internacionalmente, azeites premiados e novas formas de “cozinhar em português”.

No norte e no centro, assumem relevo as carnes (especialmente vaca, borrego ou cabrito), os enchidos e, na zona costeira, o peixe. Já a zona sul do país é marcada pela dieta mediterrânica, agraciada com o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade, e destacam-se o pão, a carne de porco, o azeite e as ervas aromáticas. Nos Açores e na Madeira, a proximidade do mar permitiu o desenvolvimento de especialidades gastronómicas baseadas em diversos tipos de peixe, marisco e moluscos.

Os queijos são outro dos pontos altos de qualquer refeição, que não está terminada sem uma boa sobremesa de fruta regional ou doces ricos, cheios de tradição e história. A doçaria conventual portuguesa, cuja designação se deve ao facto de ter sido criada por freiras que viviam em conventos, é igualmente muito rica, e baseia-se num conjunto de produtos de eleição, onde se salientam o açúcar, os ovos (em especial as gemas), mas também as amêndoas e a chila.

A acompanhar fica sempre bem um vinho, escolhido entre os vários de excelência produzidos por todo o país e, para finalizar, nenhum português dispensa um café expresso, forte e curto.

Dispondo de uma grande variedade de restaurantes, comer em Portugal é uma experiência para os sentidos. Em zonas com maior reconhecimento internacional, trabalham chefs portugueses e estrangeiros de renome mundial, que acumulam 26 estrelas Michelin, e onde os sabores tradicionais se misturam com os modernos e com novas técnicas de preparação e confeção. Os melhores ingredientes de origem nacional definem um sabor único e é seguro dizer que há um prato para todos os gostos, dos mais simples aos mais requintados.

Imagens e Vídeos: Visit Portugal | Arquivos retirados da Internet

bottom of page