top of page

Miradouros em Lisboa

Foto do escritor: Alessandra & AnaAlessandra & Ana

Seja com uma vista fantástica para o rio Tejo ou com espetaculares panorâmicas urbanas, os miradouros de Lisboa são parte essencial do encanto da cidade e há que visitar pelo menos uns três ou quatro nesta vida.

Conheça aqui os miradouros de Lisboa e faça uma pausa para contemplação
Miradouros de Lisboa

A localização de Lisboa, junto ao Tejo e em várias colinas, seduz qualquer um a fazer uma pausa para contemplação.


É o que faz dela uma cidade romântica (e, há quem diga, uma das mais belas do mundo), e que força a abrandar o ritmo.

Existem vários miradouros (ou "mirantes"), onde turistas e lisboetas se misturam para descansar. São lugares essenciais na vida de Lisboa, e descontrair enquanto se admira a cidade é uma experiência imperdível.


Muitos têm quiosques para refrescos, outros são simplesmente os terraços de alguns dos principais monumentos da cidade.

Onde quer que esteja, há sempre um miradouro por perto.

Miradouro da Graça

Certamente um dos mais bonitos de Lisboa. Tem um quiosque que serve comidas e bebidas. Tem uma vista magnífica para o Tejo, Castelo, Baixa e Chiado. O eléctrico 28 passa perto do miradouro (saia no Largo da Graça).

Miradouro do Jardim da Cerca da Graça

Poucos tiveram acesso a esta vista e a este espaço verde durante séculos, mas o jardim junto à Igreja da Graça foi finalmente requalificado e aberto ao público em 2015.

Daqui é possível admirar-se o castelo, o bairro da Mouraria e a Ponte 25 de Abril.


Miradouro da Senhora do Monte

Em frente à capela com o mesmo nome, este miradouro tem uma das melhores vistas de Lisboa.

Fica situado na Graça e a sua vista permite-nos admirar o estuário do Tejo, o Castelo de S. Jorge, a Baixa, o Bairro Alto, a serra de Monsanto e o vale urbano onde está a Avenida Almirante Reis. Há que subir um pouco a pé mas vale a pena.

Mosteiro de São Vicente de Fora

Muitos desconhecem que do topo deste mosteiro tem-se uma vista fantástica de Lisboa.

O Panteão Nacional encontra-se logo ao lado, e pode-se admirar também todo o bairro de Alfama e a Ponte 25 de Abril.

Panteão Nacional

No topo do Panteão Nacional, junto à sua grande cúpula, pode-se ficar a observar o Tejo, o bairro de Alfama, a Ponte 25 de Abril, e as torres do Mosteiro de São Vicente de Fora mesmo em frente.


Miradouro de Santa Catarina

Conhecido como “Adamastor” (devido à estátua presente no local), é um dos pontos de encontro preferidos dos lisboetas.

Se estiver bom tempo, é normal que se encha de gente. Seja como for, é bastante amplo e dispõe de um café-bar e espaço verde suficiente em redor. A vista sobre o Tejo é magnífica.


Miradouro de Santa Luzia

Um dos mais belos miradouros da cidade, com uma vista soberba para Alfama e rio Tejo. Nos detalhados azulejos deste miradouro podemos também ver representações da Praça do Comércio antes do terramoto de 1755, tal como do ataque ao Castelo de S. Jorge.


Miradouro do Monte Agudo

É um segredo muito bem guardado, talvez pela localização fora dos roteiros turísticos. Daqui aprecia-se uma vista panorâmica que vai do centro histórico à cidade moderna.


Miradouro da Penha de França

É um pequeno miradouro nas proximidades da Linha Verde do metropolitano (estações Anjos e Arroios) e que, embora não tão turístico, proporciona uma bela vista panorâmica para a cidade. Apaixonados por fotografia não se desiludirão.


Elevador de Santa Justa

Do topo deste monumento tem-se uma vista espectacular do centro da cidade.

Quem visita Lisboa não deve deixar de passar por aqui, a não ser os que sofrem de vertigens, pois aqui tem-se a sensação de se estar a flutuar sobre a cidade.


Miradouro do Largo da Academia das Belas Artes

Atravessando este largo no Chiado, depara-se com um terraço de uma propriedade privada, usado como estacionamento privativo, com uma bela vista da Baixa de Lisboa.

Um pouco mais abaixo, é possível ver o topo dos Paços do Concelho e do Arco Triunfal da Rua Augusta.


Miradouro de Santo Estêvão

Fica no adro da Igreja de Santo Estêvão (classificada como Monumento Nacional), cuja construção original data do século XII; no entanto, e devido ao terramoto de 1755, foi reedificada em 1773 em estilo barroco. Vale a pena visitar este miradouro em Alfama.


Miradouro de São Pedro de Alcântara

Situado no Jardim com o mesmo nome. Localiza-se ao lado do Bairro Alto, entre o Chiado e o Príncipe Real.

É bastante amplo (talvez o maior miradouro de Lisboa), havendo um quiosque-bar, várias cadeiras para um descanso da caminhada e uma vista fantástica para Lisboa, nomeadamente o Castelo de S. Jorge e a encosta da Mouraria.

No Verão é costume haver música ao vivo no jardim.


Miradouro do Castelo de S. Jorge

O Castelo de S. Jorge é, por si só, uma visita obrigatória.

E se te dissermos que dentro das suas muralhas há um miradouro simplesmente fabuloso? Aqui encontram-se os velhos canhões apontados ao Tejo. Além de ficar a conhecer mais sobre a história da conquista de Lisboa, aqui poderá obter fantásticas fotografias panorâmicas e de fazer inveja!


Miradouro do Arco da Rua Augusta

O Miradouro do Arco da Rua Augusta abriu ao público como miradouro apenas em 2013, mas é já uma das atrações imperdíveis da cidade.

De um lado oferece uma magnífica vista sobre a Praça do Comércio, e do outro sobre a Rua Augusta e toda a Baixa Pombalina.


Miradouro do Parque Eduardo VII

O Parque Eduardo VII é um enorme espaço verde em frente à rotunda do Marquês de Pombal.

Lá em cima, no miradouro, o visitante é brindado com uma bela vista, carregada de simbolismo; além do verde jardim que cobre a encosta, observamos a estátua do Marquês de Pombal e o seu leão contemplando a Baixa (que reconstruiu após o Terramoto de 1755) e o Tejo.

Muito perto fica o Jardim Amália Rodrigues, ideal para um passeio tranquilo ou para visitar o café-restaurante nas margens do lago artificial.


Miradouro do Torel

No Jardim com o mesmo nome, fica entre o Rossio, Restauradores e Campo Mártires da Pátria.

A Calçada do Lavra (por onde sobe um ascensor/elétrico) cruza com a Rua de S. José, e sobe até um ponto onde será possível chegar facilmente ao Miradouro, onde há também um café-bar agradável (no Verão tende a encher).


Miradouro das Portas do Sol

Vizinho do de Santa Luzia, e perto da Sé, é um miradouro absolutamente fantástico, deleite de locais e visitantes.

Com uma vista do outro mundo para o Tejo, Alfama e arredores, este ponto de referência do panorama lisboeta é facilmente acessível de eléctrico ou num curto passeio a pé vindo das praças centrais. Certamente não irá arrepender-se de visitar este miradouro.


Miradouro do Chão do Loureiro

Este terraço, bem próximo do castelo, situa-se por cima de um antigo mercado que é agora um parque de estacionamento.

Está em parte ocupado por uma esplanada, e oferece uma vista panorâmica sobre a Baixa.

Miradouro do Recolhimento

Este é talvez o miradouro menos conhecido, pois só abriu em 2015.

Encontra-se perto do castelo, e entre as sombras de oliveiras tem-se uma bela vista de Alfama, do Panteão Nacional à Igreja de Santo Estêvão.


Miradouro dos Terraços do Carmo

Foram projetados pelo arquiteto Siza Vieira em 1988 após o grande incêndio no Chiado, mas só abriram ao público em 2015.

Estes terraços, junto ao Convento do Carmo e a uma das entradas do Elevador de Santa Justa, são agora um espaço público de lazer, oferecendo uma bela vista do Rossio, do Castelo e do Elevador de Santa Justa.


Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos

Um modesto miradouro que, na sua simplicidade, acaba por encantar.

Um pouco afastado do centro turístico da cidade (nem por isso longe), este miradouro está rodeado por um pequeno e tranquilo espaço verde.

Descendo do miradouro para a Avenida Marginal encontra-se a bonita Casa da América Latina. Também ao lado do miradouro está o formidável Museu Nacional de Arte Antiga.


Torre de Belém

Do terraço da Torre de Belém tem-se uma ampla vista do rio a desaguar no Atlântico, e de todo o bairro de Belém.

Avista-se o Centro Cultural de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e a Ponte 25 de Abril a atravessar o Tejo.


Padrão dos Descobrimentos

Os principais monumentos de Lisboa podem ser admirados do topo deste, situado no local de onde partiu Vasco da Gama para a Índia.

Olhe para baixo e observe os turistas a caminharem sobre o mundo (um mapa ilustrado no chão, que mostra as rotas dos navegadores portugueses).

MAAT

O museu mais recente de Lisboa é já um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

É uma bela obra da arquitetura contemporânea, e é permitido caminhar sobre ela, servindo de miradouro sobre o Tejo e a Ponte 25 de Abril.


Amoreiras 360º

O topo das Torres das Amoreiras abriu finalmente ao público em 2016.

O acesso é feito pelo centro comercial, e é cobrado bilhete. A vista é de 360º sobre a cidade, e há mapas indicando os edifícios mais emblemáticos.

Miradouro de Santo Amaro

Escondida na Calçada de Santo Amaro, uma pequena capela fundada em 1549 oferece um belo miradouro muito pouco conhecido.

Quase sempre deserto, tem uma vista privilegiada sobre o rio e da Ponte 25 de Abril.


Basílica da Estrela

Nem sempre se encontra aberto, mas o terraço do zimbório da Basílica da Estrela é um miradouro com vista para vários edifícios emblemáticos da cidade, desde as torres das Amoreiras às muralhas do Castelo de São Jorge à distância.


Jardim Botânico da Ajuda

Este belo jardim botânico, a poucos metros do Palácio da Ajuda, está muito bem ornamentado com plantas e pedra esculpida.

É também um belo miradouro, pois das escadas que dividem os seus dois tabuleiros tem-se uma vista da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei.


Miradouro dos Moinhos de Santana

Situado no parque com o mesmo nome. É acessível de autocarro, sendo provavelmente necessária uma pequena caminhada até ao Parque.

Os Moinhos de Santana são dois moinhos de vento construídos no século XVIII no Parque Florestal de Monsanto para as freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso. Hoje em dia, são os únicos testemunhos perfeitamente preservados da importante actividade moageira desenvolvida por dezenas de moinhos em toda a zona ocidental da cidade. 

Foram restaurados em 1964/65 pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos, preservando a estrutura-base.

Miradouro do Largo das Necessidades

Este miradouro e o jardim a que dá acesso são ainda desconhecidos de muita gente.

É o terraço do Palácio das Necessidades, oferecendo uma bela vista da Ponte 25 de Abril.


Miradouro Anfiteatro Keil do Amaral

No maior parque florestal urbano da Europa encontra-se um anfiteatro com vista para a Ponte 25 de Abril, mas entre os pinheiros e os parques de merendas de Monsanto estão ainda outros miradouros virados para a cidade e para o Tejo.


Miradouro dos Montes Claros

Este miradouro está localizado no Parque Florestal de Monsanto.

O visitante fica rodeado por um belo espaço verde, com um lago e bastante espaço para um excelente passeio.

Com vista para Lisboa, rio Tejo e serra de Sintra, todo o espaço foi criado com base num projecto do arquitecto Keil do Amaral.

Embora não tão acessível como os miradouros do centro de Lisboa, se considera visitar o Miradouro dos Moinhos de Santana, vale também muito a pena descobrir este miradouro.


Miradouro do Cais das Colunas

Não é um miradouro no sentido tradicional, uma vez que está ao nível do rio (aliás, bem próximo dele).

Constitui uma visita obrigatória (em muitos casos, uma visita acidental, uma vez que os visitantes não o tomam por “miradouro” e acabam sempre por visitar a Praça do Comércio). A vista é belíssima e simples: atrás de nós, o imponente Terreiro do Paço (Praça do Comércio) e do outro, o rio Tejo e margem sul.


Miradouro do Cristo Rei

O monumento fica na margem sul do Tejo em Almada, mas a vista panorâmica é toda de Lisboa.

O terraço em frente à imagem de Cristo fica mesmo por cima da Ponte 25 de Abril, e a vista vai de Belém a Alfama.


Panorâmico de Monsanto

O novo miradouro de Lisboa tem quase meio século.

Foi restaurante de luxo, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém. Agora, este ovni desenhado pelo arquitecto Chaves da Costa ganha uma nova vida – uma vida bem mais pacata: faz de miradouro, aquela que foi sempre a sua vocação secundária.

A vista de 360º para toda a cidade e a localização privilegiada, no Alto da Serafina, fazem deste prédio devoluto o melhor sítio para ver as vistas em Monsanto.


Veja aqui o Mapa com a localização dos Miradouros


~~~~~~~~~~

Tem pouco tempo para ver Lisboa?

Sugerimos esta lista «top 5» de miradouros a visitar: 1.Miradouro da Graça (ou Senhora do Monte ou Portas do Sol porque estão próximos), 2.Padrão dos Descobrimentos, 3.São Pedro de Alcântara, 4.Parque Eduardo VII e o 5.MAAT.


No entanto, se você procura desfrutar das melhores experiências que a cidade de Lisboa tem para oferecer, ficaremos mais do que felizes em fazer um roteiro personalizado do zero e à sua medida.

Ao fazer uma reserva conosco, você trabalhará com um consultor dedicado, que não apenas dispensará muito tempo para ouvir seus pedidos, mas também discutirá diferentes opções com você.

Tudo isso aliado ao conhecimento do país significa que você aproveitará ao máximo o tempo na sua próxima viagem à Portugal.

~~~~~~~~~~


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page