O festival dedicado a filmes de turismo realizou-se pela primeira vez em Leiria, numa aposta no Centro de Portugal cujo balanço é “claramente positivo e excede as expetativas da organização”
O ART&TUR Factory, iniciativa que estreou com grande sucesso na 11ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu na cidade de Leiria entre os dias 23 a 27 de outubro, foi vencido pelo filme “Inside”, produzido por uma equipe brasileira, que contou com Leandro Miranda, como Diretor de fotografia, Mariana Castelo Branco, como atriz e produtora e liderada por Marco António Calábria e Bruno Nishino, do Studio Eureka.
O ART&TUR Factory foi um desafio lançado a realizadores: em três dias, na semana que antecedeu o festival, teriam de gravar pequenos filmes promocionais da região Centro de Portugal, necessariamente passados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto.
O filme escolhido pelo júri tem como cenários Piódão, Belmonte e Sortelha.
Dois outros filmes do ART&TUR Factory dividem o segundo lugar, com os mesmos pontos: uma produção da Índia, por Satyanarayana Dulam e Sandeep Dulam, no Piódão; e uma produção da África do Sul e Irlanda, por Bruce Buttery e Tarryn Buttery, em Monsanto e Idanha.
Primeira edição do ART&TUR em Leiria foi um grande sucesso
![](https://static.wixstatic.com/media/961752_220759f1d4ef47089b7bd29e2b572269~mv2.png/v1/fill/w_960,h_401,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/961752_220759f1d4ef47089b7bd29e2b572269~mv2.png)
Este ano foi a primeira vez que o Festival ART&TUR se realizou no Centro de Portugal.
O Teatro Miguel Franco, em Leiria, foi o palco escolhido para um certame que constituiu um sucesso desde o primeiro dia.
Jovens estudantes, profissionais da área do turismo e do cinema e público em geral encheram muitas vezes a sala, para assistirem aos melhores filmes de promoção turística e à conferência “Centro de Portugal no Cinema Mundial”, que decorreu em simultâneo.
Os destinos propostos, provenientes de países de todo o mundo, eram tantos e tão estimulantes que chegou a ouvir-se, entre a assistência, a vontade de conhecer todos os países do mundo!
“Levar o ART&TUR para o Centro de Portugal foi, sem dúvida, uma aposta vencedora. O Festival está a crescer de ano para ano e Leiria mostrou ser o destino ideal para acolher o evento. É estimulante ver tantos jovens na plateia, ao lado de realizadores e produtores de todo o mundo.
Destaco, em particular, a resposta dada pelos cineastas desafiados a participar no ART&TUR Factory: em poucos dias mostraram visões muitos diferentes das nossas aldeias, todas elas de grande qualidade.
O balanço final do evento é claramente positivo e excede as expetativas da organização e, certamente, da assistência”, destacou Francisco Dias, diretor geral do Festival ART&TUR.
Filme da Catalunha foi o grande vencedor do Festival ART&TUR 2018
The Route of Fate, dirigido por Román Parrado e produzido por Francesc Olivares, é um filme que promove a região da Catalunha. Durante pouco mais de 4 minutos, somos levados aos melhores destinos catalães através de um diário de viagem, perdido por um cantor numa estação de comboio. O diário é encontrado por duas amigas, que decidem seguir os mesmos passos do músico.
Na competição nacional, destinada a filmes portugueses, triunfou “Love Story by PPS”, produção encomendada pelo gabinete de arquitetura PPS – Pilar Paiva de Sousa ao realizador Nuno Rocha.
Em menos de 3 minutos, conta-se a história de dois estranhos, um homem e uma mulher, que fazem check-in num hotel romântico e que, a caminho dos quartos, chocam e trocam sem querer as chaves. Será que o encontro vai ter um final feliz?
O vídeo promocional “Braga – Passado, Presente e Futuro”, produzido pela empresa Sombra Chinesa para a Câmara de Braga, foi distinguido como “o melhor vídeo de divulgação turística” da região Norte do país.
Com dois minutos e 45 segundos de duração, a curta aborda várias imagens de locais de Braga, como recolhas de frames da Semana Santa ou Braga Cidade Europeia do Desporto.
Os filmes em competição foram avaliados por um júri internacional, composto por 22 elementos de 12 países, em três continentes, designadamente Portugal, Espanha, Índia, África do Sul, Alemanha, Brasil, Chile, Holanda, Irão, Letónia, Taiwan e Turquia.
Os jurados distribuem-se de forma equilibrada pelas áreas do cinema e TV, do turismo e da comunicação.
Os Prémios
A rota do destino” [Catalunha] – Grande Prémio Arts&Tour – Melhor filme
História de amor” – Melhor filme português
Kalunga – Portugal/Angola” – Melhor documentário
Meeting of waters – Secrets of wild Portugal” – Melhor documentário português
Braga – Past, Present & Future” – Melhor filme do Porto & Norte
O que vos faz partir?” – Melhor filme do Centro de Portugal
Projeto Descubra” – Melhor filme Lisboa e Vale do Tejo
Want to discover my Alentejo?” – Melhor filme do Alentejo
Faro city of stars” – Melhor filme do Algarve
Fonte: ww.publituris.pt
Comments