top of page

8 Praias Fluviais imperdíveis em Portugal

Foto do escritor: Alessandra & AnaAlessandra & Ana

Portugal tem muito de belo como de secreto e o interior do país está cheio de lugares imperdíveis a se conhecer. Começar pelas praias fluviais espalhadas de Norte a Sul, é um excelente ponto de partida!

Com a chegada do calor a procura por um lugar refrescante é o requisito mínimo a ter em conta.


A agitação da cidade juntamente com todo o turbilhão de pessoas nas praias existentes ao longo de toda a costa por vezes, leva as pessoas a fugirem um pouco da rotina.


Vão em busca de um local mais relaxante em contacto com a natureza. Cada vez mais as praias fluviais ganham um lugar de destaque em relação às praias da costa portuguesa devido à sua qualidade e atividades de lazer existentes em muitas delas.


Para o ajudar em busca do local ideal, sugerimos 8, entre tantas outras igualmente maravilhosas, praias fluviais de Portugal que vale a pena visitar.


~~~~~~~~~~


Castanheira, Ferreira do Zêzere

📷A tranquila e estonteante praia fluvial de Castanheira © fcmhasselman

Nem a Norte nem a Sul. Começamos a viagem pelo Centro, já que, dizem, é aí que está a virtude.


A primeira paragem na lista de praias fluviais do centro, dá-se na Praia Fluvial de Castanheiro — alguns conhecem-na como Lago Azul — na margem do rio Zêzere, cerca de uma hora e meia de Lisboa.


Uma das mais-valias desta praia fluvial no centro do País prende-se com a existência de duas piscinas flutuantes, uma para crianças e outra para adultos. A somar a estas características, dizer que é possível fazer um passeio de gaivota ou caiaque, e ainda praticar windsurf.


Se explorarem esta zona do país mais a fundo, é possível que encontrem praias fluviais ainda mais secretas que esta. Vão! Sem medos!


Agroal, Ourém

📷As águas translúcidas da Praia Fluvial do Agroal © Jéssica

Mais uma praia fluvial no Centro: Agroal, em Ourém. Trata-se da maior nascente do rio Nabão.


Esta praia fluvial fica no sopé de uma colina rodeada de vegetação. O enquadramento é fantástico, o calor durante o Verão é imenso, mas as águas são frescas. Nada que não se resolva com um pouco de coragem.


Logo ao lado, vais encontrar um pequeno café, uma esplanada e uns balneários. Tudo o que precisas para que a tua presença seja confortável.


Ali, estarás junto de uma pequena comunidade e terás tudo o que precisas à distância de dez metros.


Na Praia Fluvial de Agroal, a vida é para ser aproveitada ao milímetro!


Vale de Rossim, Gouveia

📷A beleza natural do Vale do Rossim – Serra da Estrela © Sérgio Lopes

Um pouco mais a Norte, encontramos a Praia Fluvial do Vale do Rossim, perto de Gouveia, distrito da Guarda.


Esta praia fluvial do Norte de Portugal destaca-se pelo seu ambiente selvagem, rodeada de montanhas.


É a praia mais elevada de todas no país. Até 1950 era um lugar de pastoreio, hoje é uma das praias serranas mais concorridas durante o verão.


Este grande lago formado pela construção da barragem na ribeira de Fervença é ponto de encontro para quem gosta da serra e se quer refrescar quando as temperaturas apertam.


Já no final da época balnear, os dias podem ser mais instáveis. Mesmo que não esteja tempo para dar um bom mergulho, há muito para fazer ali à volta, como o percurso à volta das Penhas Douradas com os seus miradouros Fragão do Corvo, Vale das Éguas e Corgo das Mós. Aqui está-se mesmo ao lado do vale glaciar do vale do Zêzere


Ao lado, funciona o Vale do Rossim Eco Resort, um parque de campismo conhecido pelas suas tendas de luxo

.

Em Vale do Rossim ninguém te chateia.


Adaúfe, Braga

📷A diversão que é garantida na Praia Fluvial de Adaúfe © Clênia

Fomos ainda mais a Norte e chegámos ao paraíso: a Praia Fluvial de Adaúfe fica localizada em Ribeira, a 15 minutos de Braga.


O que sugerimos? Que aproveites o amplo espaço aqui existente para fazeres piqueniques ou churrascos e, havendo habilidade, praticar alguns desportos.


Quando sentires falta de alguma movimentação, tens, como dissemos atrás, a cidade de Braga a pouca distância.


A beleza natural deste local em comunhão com as suas águas cristalinas cativam qualquer pessoa que por ali passe. Além das fantásticas cascatas que ali pode encontrar é possível ainda observar um moinho bastante antigo com um interessante engenho de água.


Estorãos, Ponte de Lima

Pertencente à lista de praias fluviais do norte, a Praia Fluvial de Estorãos fica situada no concelho de Ponte de Lima.


E sim, Ponte de Lima é fabuloso e imperdível. Mas, reparem: se conseguirem intervalar uma estadia na região com banhos nesta praia fluvial, conseguirão juntar o melhor de dois mundos.


Vigiada pela Serra de Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta encantadora praia fluvial. Sem pretensões, convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias.


O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.



Praia do Alamal, Gavião

📷O silêncio, o espaço e a flora, fazem desta praia um sítio singular © midemidi

A Praia Fluvial do Alamal, no Gavião — entre Abrantes e Castelo Branco — é uma espécie de paraíso, fica em Portugal e pouca gente conhece.


À pouca afluência que este local regista, junta-se a possibilidade de teres tudo à tua volta para te satisfazer.


As águas do Tejo são frescas mas isso é o menos relevante, já que cá fora a temperatura pode ultrapassar os 40º durante o Verão.


Gameiro, Mora

📷Desfruta da água a temperatura perfeita, da calma e falta de stress desta praia © Daniel Arrhakis

Agora, Sul! Mais concretamente para Mora, Alentejo, onde encontramos a Praia Fluvial do Gameiro, situada no parque ecológico do Gameiro.

Neste parque ecológico está inserido o Açude do Gameiro no rio Raia, onde pode tomar um belo banho de água e de sol, um parque de campismo, um parque infantil, um café com esplanada e um passadiço em madeira que pode percorrer para conhecer mais a fundo este parque.


Para quem não gosta de passar as férias ou os fins de semana em filas de trânsito para chegar a uma praia que vai estar lotada de pessoas, este é o sítio ideal a visitar. Um lugar calmo, onde chega sem nenhum stress, a água está a uma temperatura perfeita, e as crianças têm muito espaço e sombra para brincar assim como um parque infantil.


Depois, no fim, tens Mora, onde podes dormir e passar alguns dias de descanso.


Pego Fundo, Alcoutim

É ainda mais a Sul, já no Algarve profundo, que encontramos a Praia Fluvial Pego Fundo, em Alcoutim.


Apesar de se assemelhar a uma praia tradicional devido à areia, as similitudes ficam-se por aí. De resto, tudo é diferente. A começar pela serenidade que aqui vais encontrar em contraste com as praias da costa algarvia; aqui há relva para estender a toalha – sem, com isto, chegar à toalha do vizinho, o que no Algarve pode ser um pequeno-grande luxo.


Há um parque de merendas, um campo para a prática de voleibol. Também podes optar por não fazer nada e deixar-te estar nas calmas águas do Pego Fundo.


Poço da Broca, Serra da Estrela

📷Combina fauna, flora e quedas de água, e tens a Praia Fluvial do Poço da Broca © A J Brandao

Agora, Beira Alta. A Serra da Estrela também pode ser um destino para as tuas férias de Verão.


Na aldeia da Barriosa, freguesia de Vide, vais encontrar uma praia fluvial com o nome de Poço da Broca. A juntar à festa, tens ainda uma cascata que tem o mesmo nome que a praia fluvial.


Sendo a Serra da Estrela uma zona mais virada para o Inverno, é quase certo que o que aqui vais encontrar é paz e tranquilidade, nada mais. Ah, muito importante: podes também, nos intervalos dos banhos e mergulhos, apreciar a vida animal que habita a Ribeira de Alvôco. Melros peixeiros, garças, lontras e guarda-rios são alguns dos seres vivos com quem vais conviver nesta praia fluvial. São boa companhia, não te preocupes.


Loriga, Serra da Estrela

📷Praia Fluvial de Loriga – um lugar tranquilo junto à Serra da Estrela © Eduardo Marques

Também na Serra da Estrela, mas na zona sudeste do Parque Natural, situa-se a Praia Fluvial de Loriga.


Uma das principais mais-valias deste destino tem que ver com o seu fácil acesso de carro e ainda a existência de um pequeno parque infantil que encaixa na perfeição com as exigências dos mais pequenos.


Esta praia fluvial tem ainda a particularidade de se situar a cerca de 800 metros de altitude, possuindo uma vista para a serra de cortar a respiração.


Até pela localização geográfica desta praia fluvial, não deves contar com uma temperatura simpática no que à água diz respeito. No entanto, um aviso útil: a Serra da Estrela, no Verão, é tão quente como os lugares mais quentes do país, pelo que, acreditamos, vais precisar de águas frescas.


Findo os banhos, passeia-te pelas ruelas de Loriga enquanto provas uma sandes de presunto com uma bebida fresca.


As praias fluviais sem dúvida que são um ótimo refúgio não só pelo contacto direto com a natureza, mas também pelas paisagens incríveis que podemos encontrar em algumas delas.

Fonte: Turismo Portugal | Momondo


~~~~~~~~~~

Peça o seu roteiro personalizado e venha à descoberta das praias portuguesas. Traga a família e os amigos e divirta-se nas tranquilas praias fluviais ou nas movimentadas praias do litoral.


E seja qual for a sua preferência, encontrará sempre águas de excelente qualidade, premiadas, ano após ano, com os galardões Bandeira Azul e Bandeira Dourada.


Peça o seu roteiro personalizado e venha à descoberta!


Envie mensagem para geral@saberviverportugal.com


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page