top of page

CENTRO DE PORTUGAL

No interior, maciços montanhosos e aldeias tradicionais. Junto ao mar, povoações piscatórias e praias cosmopolitas com os desportos náuticos a marcar o ritmo dos dias. E por todo o lado o património, milenar, exibe orgulhosamente a história da região. 

Portugal, de altas serranias e ambiente despoluído. Paisagens puras e preservadas, de densas florestas e maciços de pedra. Também lagoas glaciares, águas nascentes e muitos desportos de ar livre: em terra, ar ou água.

Claro: é do Centro de Portugal que falamos.

Já lhe falaram do Parque Natural da Serra da Estrela, das límpidas nascentes do Zêzere e do Mondego? Ficam no Centro de Portugal.

Já ouviu falar de Linhares e do parapente? Fica no Centro de Portugal.

E das piscinas naturais das Serras da Lousã e do Açor, do silêncio que percorre os trilhos da Serra do Caramulo?

 

Tudo isto fica no Centro de Portugal, onde ainda encontra canoagem e rafting, escalada, rappel e tantos outros desportos de aventura.

E ainda o litoral atlântico de areias brancas e ondas batidas, tudo isto faz parte do Centro de Portugal, tal como Coimbra, onde se localiza a nossa mais antiga universidade, com a sua fabulosa Biblioteca barroca.

Mas há outros com características únicas que vale a pena descobrir. Por exemplo as Aldeias Históricas e os castelos que defenderam as fronteiras da nação. As Aldeias do Xisto e as vilas de casas brancas, como Óbidos, um tesouro entre muralhas. E as cidades, onde a modernidade se alia à tradição – Coimbra dos estudantes, Aveiro, entre a Ria e o Mar, e ViseuGuarda Castelo Branco, em que a arquitetura da pedra mantém traços de um passado imemorial.

 

Conheça cidades como a Guarda ou Viseu, onde impera a tradicional arquitectura de pedra, ou aldeias como Monsanto, menos eruditas, mas onde a pedra se mantém, austera.

As águas cristalinas que brotam das nascentes termais equilibram corpo e alma. E as praias! Fluviais enquadradas por florestas, ou de mar aberto e batido no litoral atlântico, são certezas de frescura nos dias quentes de verão.

E são também spots bem conhecidos dos surfistas de todo o mundo, que encontram ondas perfeitas em Peniche, e mesmo gigantescas na Nazaré

O Centro de Portugal é o lugar da mais genuína hospitalidade, do turismo de aldeia, presente na autenticidade dos rituais, das festas, populares e religiosas, como a Páscoa, na gastronomia, com queijos, enchidos, mel serrano, caldeiradas de peixe e leitão assado e os doces conventuais. Já os vinhos das regiões demarcadas elevam o espírito com distinção. São o produto dos saberes destas gentes, genuínas e acolhedoras que recebem o visitante com o que têm de melhor.... À sua espera. 

Fonte: Center Portugal Campo e Mar | Turismo de Portugal

Imagens e Vídeos: Visit Portugal | Arquivos retirados da Internet

bottom of page